O Pix é um modelo de transferência bancária e de pagamento eletrônico instantâneo oferecido pelo Banco Central do Brasil a pessoas físicas e jurídicas que desde o início das suas operações em 2020 se tornou amplamente conhecido e utilizado no Brasil. Nesse cenário, o Pix se tornou preferência por sua facilidade e praticidade e acaba sendo alvo de golpes.
Nos últimos dias circula nas redes sociais, especialmente em aplicativos de mensagens instantâneas, um convite oferecendo a possibilidade de consultar o Registrato do Banco Central com link para saber se tem dinheiro a receber relacionado à Herança; Benefícios esquecidos; Direitos esquecidos ou Dinheiro esquecido em alguma conta bancária. A mensagem informa que o saque será feito pelo Pix e que mais de 20 milhões de brasileiros já consultaram e sacaram seu dinheiro. É MENTIRA!
Atenção: O link representa perigo para quem o acessar, podendo encontrar dados pessoais.
O golpe começou quando o Banco Central criou um sistema para clientes consultarem valores a receber de bancos e instituições financeiras, a partir do site do Banco Central. Porém, devido ao fluxo de acessos, o site ficou fora do ar um dia após a instituição disponibilizar o novo sistema. Sendo assim, os criminosos se aproveitaram do momento. A consulta de dinheiro “esquecido” em bancos através do site do Banco Central voltará a ficar disponível, de fato, somente no dia 14 de janeiro, de acordo com a previsão do Banco.
É sempre importante que, ao receber uma mensagem desse tipo, você se informe diretamente no site oficial da Instituição relacionada. Na era da tecnologia e informação, em que há tantas informações pessoais disponíveis na rede, precisamos estar atentos(as) e vigilantes com nossos dados!
Se você ficou com alguma dúvida ou precisa de assistência jurídica, entre em contato com a nossa equipe!
Deixe um comentário