A Importância do Planejamento Previdenciário

Antes de explicarmos a importância do planejamento previdenciário é preciso entender o que ele é.  

O procedimento para encaminhar o pedido de aposentadoria no Brasil é burocrático e complexo e para facilitar, agilizar e minimizar as possibilidades de erros é previamente realizado o mapeamento da vida previdenciária do contribuinte, ou seja, um planejamento previdenciário. 

Para este tipo de serviço é indicado que procure um advogado especializado em direito previdenciário, pois este mapeamento envolve muito mais do que apenas fazer a contagem do seu tempo de contribuição.  

Mas qual a importância de fazer um planejamento previdenciário? 

Quando o contribuinte deseja requerer sua aposentadoria é comum que ele tenha uma meta do valor que gostaria de receber mensalmente. Por isso, é importante realizar um planejamento com antecedência, pois assim é possível ter um grau de previsibilidade e o trabalhador conseguirá obter o melhor benefício, dentro do que planejou. 

IMPORTANTE 

Com as mudanças mais recentes na legislação, a partir da reforma da previdência, ocorrida em 13/11/2019, para quem já se encontrava no regime do INSS antes desta data, é crucial que essa avaliação seja realizada por um profissional que irá considerar as possibilidades de enquadramento em alguma das diversas regras de transição disponíveis. O especialista irá ponderar o valor final do benefício e quanto tempo inda o deverá contribuir para atingir os requisitos para ter acesso ao benefício almejado, avaliando qual o melhor retorno de acordo com os interesses e necessidades do contribuinte. 

Ficou com dúvidas? Não hesite em procurar um advogado de sua confiança!  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 − um =