Prova de Vida INSS – como funcionará em 2024?

A Prova de Vida do INSS é a comprovação de que o cidadão está vivo e ainda pode receber o benefício previdenciário. É um procedimento essencial para evitar fraudes e pagamentos indevidos. Por isso, a Prova deve ser feita periodicamente. 

Devem fazer a Prova de Vida aposentados, pensionistas ou beneficiários de algum programa do Governo Federal para seguir recebendo os pagamentos. 

Formas de realizar a Prova de Vida: 

  • Presencial: É feita no balcão de atendimento do órgão pagador ou nos terminais de autoatendimento do banco pagador (caixa eletrônico). 
  • Digital: É feita no aplicativo gov.br por reconhecimento facial. 

Importante: É o órgão pagador dos seus benefícios que determina a possibilidade de fazer a prova digital ou presencialmente. 

É necessário ainda ter a carteira de motorista (CNH) ou a biometria cadastrada no TSE para fazer o procedimento digital, pois a foto feita para o reconhecimento facial é validada nas bases do Senatran e da Justiça Eleitoral. 

Novo método de comprovação da Prova de Vida do INSS: 

Em 2023, o método de comprovação mudou, agora o INSS cruza as informações dos segurados nos dez meses posteriores ao mês de aniversário para a confirmação automática de que eles estão vivos. Essa modalidade segue para 2024. 

O que acontece ao não realizar a prova de vida? 

Caso o INSS não consiga a confirmação automática de vida do beneficiário, ele será notificado. A notificação pode ser recebida pelo aplicativo Meu INSS, pelo telefone da central 135 ou por um comunicado emitido pelo banco. 

Após ser notificado, o segurado tem até 60 dias para executar atividades como declaração do imposto de renda, renovação de documentos oficiais como RG e CNH, participação em eleições e diversos outros tipos de atividades para comprovar que está vivo. 

Se você ainda tem dúvidas ou necessita de mais informações sobre a Prova de Vida do INSS, nossa equipe especialista está à sua disposição para atendimentos. Entre em contato conosco agora mesmo. 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − sete =